segunda-feira, 23 de julho de 2018

EFEITOS COLATERAIS DOS ESTEROIDES ANABOLIZANTES:



Os esteroides anabólicos (derivados da testosterona) são utilizados em algumas situações como AIDS, cirrose hepática, câncer, grandes queimados e outras patologias.
Mas infelizmente o que vemos atualmente são pessoas utilizando-os para fins esportivos e estéticos. Tais produtos têm a proposta de aumentar a massa muscular, reduzir gordura corporal, aumentar força, aumentar resistência e por isso seu uso chama tanto a atenção entre os frequentadores de academias ou praticantes de esportes.
As melhoras são visíveis, o que faz com que cada dia mais pessoas queiram utilizar. Além do uso dos hormônios esteroides muitos fazem uso de outros hormônios em conjunto como GH e insulina afim de potencializar ainda mais os resultados.
O grande problema são os efeitos colaterais que eles provocam.
Efeitos descritos em literatura incluem: acne, estrias, risco aumentado de lesões, ginecomastia (crescimento de mamas), alterações na libido, impotência e infertilidade. Em homens diminuição do número de espermatozoides, atrofia testicular. Em mulheres irregularidades mentruais, masculinização, hipertrofia do clitóris, mudança no timbre de voz (sendo esses efeitos em mulheres irreversíveis). Aumento de colesterol e triglicérides. Aumento da pressão arterial, risco aumentado de tumores no fígado, danos ao fígado, alterações de humor, depressão, agressividade.
Utilizar hormônio sintético sinaliza para a glândula que o produz que não é necessário produzir mais, o que é chamado de feedback negativo.
Existem pessoas que realmente necessitam fazer reposição hormonal e apresentam recomendação médica para isso.
Mas infelizmente o uso por pessoas buscando somente estética é bastante alto.
Se você quer melhorar sua composição corporal através de uma boa alimentação e prática de atividades físicas, saiba que o resultado pode não vir rápido, mas com certeza será um resultado duradouro e priorizando acima de tudo sua saúde. Busque qualidade de vida de maneira natural e se proponha a uma longevidade saudável!

Se você gostou deste texto deixe seu comentário, dúvidas ou sugestões de temas no campo abaixo. Obrigada, abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário