segunda-feira, 9 de março de 2020


Meu presente para vocês no dia das mulheres serão orientações muito valiosas a respeito desse problema que afeta a grande maioria das mulheres.
TPM - A tensão pré menstrual existe e já foram relatados mais de 150 sintomas diferentes, dentre eles os mais comuns: irritabilidade, inchaço, dores nos seios, dores de cabeça, cólicas intensas, alterações de humor, compulsão alimentar ou por doces.
Podemos minimizar bastante a ocorrência deles excluindo alguns itens da nossa alimentação e incluindo outros, pensando sempre, claro, nessa mudança de hábitos durante o mês todo e não somente no período pré menstrual.
O magnésio é um nutriente que deve ser incluído frequentemente, ele auxilia na redução da compulsão por doces e promove relaxamento. Ele está presente em sementes de abóbora, girassol, gergelim, linhaça, vegetais verde escuros.
Os alimentos e suplementos anti-inflamatórios são essenciais para redução de dores, alívio de cólicas e ansiedade. São eles o ômega 3, óleo de prímula e borrage, cúrcuma (açafrão), gengibre, alimentos ricos em vitamina E: abacate, ovo, castanhas, amêndoas, coco.
Para acalmar e relaxar precisamos melhorar a produção de serotonina (hormônio do bem estar e relaxamento), através da ingestão de alimentos fonte de fitomelatonina ou triptofano: aveia, sementes de girassol e abóbora, amêndoas, linhaça, frutas vermelhas, fontes de triptofano: banana, aveia, arroz integral, ovo, feijão, leguminosas.
O cacau auxilia na inibição da degradação do triptofano, nutriente fundamental para produção de serotonina.
E por fim, para acalmar e relaxar a inclusão de chás se torna indispensável: camomila (também auxilia nas cólicas), melissa, passiflora, mulungu.
Os itens que pioram os sintomas e devem ser evitados ao máximo são: refrigerantes, açúcar, carnes vermelhas, bebidas alcoólicas, frituras, alimentos muito processados (industrializados em geral) ricos em gorduras trans, sódio, açúcares e aditivos alimentares, alimentos refinados como excesso de biscoitos, massas, pães.
Além disso, inclua a prática de atividades físicas regularmente para a redução da intensidade desses sintomas.
Outras medidas podem ser adotadas caso os sintomas sejam muito fortes ou caso outros sintomas não relatados aqui estejam presentes na tensão pré menstrual, como inclusão de manipulados específicos e estratégias nutricionais individualizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário