segunda-feira, 27 de abril de 2020

AMENDOIM É SAUDAVEL?

O lado bom (e ruim) do amendoim, o queridinho das festas juninas

O amendoim é rico em nutrientes. O macronutriente que mais se destaca em sua composição é a gordura, portanto, é um alimento de alto valor calórico. Os cuidados com a quantidade ingerida devem ser levados em conta para quem busca perda de peso.
Uma dúvida bastante comum é sobre o amendoim ser saudável ou não e o que devemos avaliar são características individuais daquela pessoa que irá consumir.
O amendoim é considerado um alimento potencialmente alergênico, por possuir proteínas de difícil digestão. As alergias alimentares podem desencadear processos inflamatórios crônicos (como rinite, sinusite), edemas, dores de cabeça, alterações emocionais, dentre outros.
Por isso, o amendoim pode ser saudável para uns e prejudicial à saúde de outros. Uma avaliação alimentar detalhada deve ser feita para definir a utilização ou não deste alimento na rotina diária.
Quando incluído em uma rotina de alimentação saudável o amendoim é bastante eficaz no controle da glicose, podendo ser consumidos por pacientes diabéticos.
Por apresentar baixo índice glicêmico, pode ser associado a outros alimentos como frutas ou na forma de farinha, deixando o alimento com baixa carga glicêmica, o que não irá favorecer a oscilação da glicose sanguínea. Sendo benéfica a pessoas que queiram controlar sua glicose ou potencializar o emagrecimento.
É bastante versátil, podendo ser utilizado junto a frutas, shakes e panquecas ou bolos.
Excelente para pessoas que querem aumentar o peso e ganho de massa muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário