sexta-feira, 3 de julho de 2020

TUDO SOBRE CHÁS - TIPOS, BENEFÍCIOS E FORMA DE PREPARO

Conheça agora 5 chás funcionais para incluir na sua dieta!

O consumo de chás é um aliado muito importante no tratamento da obesidade, problemas digestivos, retenção hídrica, distúrbios do sono e ansiedade. Desde que a alimentação seja rica em bons nutrientes e prática de exercícios físicos frequente.
Os chás sozinhos podem não trazer benefícios, mas associado a boas práticas alimentares tem poderes fantásticos, desde que preparados de maneira correta.

Vamos conhecer alguns deles:

*Digestivos - auxiliam na melhora da digestão, dores, azia e queimação: chapéu de couro, carqueja, camomila, espinheira santa, boldo.

*Diuréticos - auxiliam na eliminação de líquidos prevenindo a retenção hídrica: alcachofra, carqueja, cavalinha, hibisco.

*Calmantes e relaxantes - reduzem cansaço mental, relaxam, ajudam a dormir melhor: melissa, passiflora, mulungu, jasmin, camomila.

*Expectorantes - melhoram tosse e muco: hortelã, guaco, erva doce, sabugueiro.

*Celulite - melhora circulação: centelha asiática.

*Redução de colesterol: alcachofra, chapéu de couro, gengibre.

*Hipoglicemiante - auxiliam no controle da glicose: canela em pau, pata de vaca, chá verde.

*Detoxificantes - auxiliam na eliminação de toxinas do organismo: boldo, carqueja, alcachofra, chapéu de couro, chá verde, hibisco, dente de leão, alecrim, camomila, gengibre.

O modo de preparo irá influenciar na extração correta dos compostos benéficos dos chás - os flavonoides.

Infusão (parte utilizada da planta - folhas, flores e frutos secos): utiliza-se água filtrada quente, cerca de 80 graus, quase ebulição, acrescenta-se a erva seca e tampa, deixando abafada por cerca de 03 a 05 minutos, não mais que isso. Coar e armazenar o chá por até 24 horas em temperatura ambiente ou na geladeira como preferir.

Decocção (fervura) - parte utilizada da planta - cascas, caules, raízes, rizomas: água filtrada, colocar a planta na água em ebulição e deixar ferver por cerca de 08 a 10 minutos.

Lembrando que os chás devem ser armazenados por até 24 horas e se não consumido deve ser desprezado. Seus benefícios são alcançados com uso constante e o ideal é ir intercalando os tipos de chás utilizados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário