terça-feira, 6 de julho de 2021

MITOS SOBRE DIABETES MELLITUS

 Venho atendendo com muita frequência pacientes diabéticos, incluindo gestantes. E muitos vêm com medos relacionados à alimentação por talvez não terem sido orientados corretamente. Por isso, falarei sobre alguns mitos relacionados ao diabetes mellitus. 

O diabetes mellitus é uma doença crônico-degenerativa que pode levar a complicações severas, como amputações, cegueira, lesão neuronal, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diminui a expectativa de vida de 5 a 10 anos, dentre outras complicações. No diabetes gestacional pode levar a um parto prematuro, maior chance de parto cesária, obesidade e diabetes na vida adulta do bebê e diabetes tipo 2 na mãe após parto. 

Mito número 1: diabéticos não podem comer alimentos que nascem debaixo da terra: beterraba, cenoura, mandioca, batatas, etc. Diabéticos podem e devem consumir esses alimentos, são riquíssimos em nutrientes importantes, com ação antioxidante e antiinflamatória, lembrando que o diabetes é uma doença crônica inflamatória. Procure o nutricionista para ajustar as suas quantidades e combinações destes alimentos.

2.  Mito número 2: diabético não pode comer açúcar. Se o diabético mantém sua glicose sob controle ele pode sim consumir açúcar de forma pontual e em quantidades pequenas, optando sempre por açúcares de melhor qualidade como mascavo ou demerara ou de coco. Mas cuidado, as quantidades devem ser prescritas pelo nutricionista de acordo com sua individualidade.

3.  Mito número 3: diabéticos podem consumir doces e alimentos diet. Não necessariamente. A leitura de rótulos é de extrema importância, pois, diversos produtos diet ou indicados para diabéticos são mistura de farinhas, feitos com adoçantes artificiais e apresentam uma lista de ingredientes ruim e que aumentam ainda mais a glicose. Um ingrediente muito utilizado na indústria é a maltodextrina (que é um açúcar simples). Mas porque utilizada em produtos para diabéticos que não deveriam consumir açúcar? Porque a legislação só barra produtos que contenham açúcar no rótulo, se a nomenclatura é diferente a legislação aceita. Chato isso né? Não adianta consumir alimentos diet que irão provocar aumento na glicose ou piora da saúde em geral.

4.    Mito número 4: diabéticos podem beber suco natural à vontade. Não devem!!! Sucos de frutas puras nunca devem ser consumidos por diabéticos, pois são sucos ricos em açúcar da própria fruta, exemplo: laranjada – para ser feita utiliza-se muitas laranjas. O ideal é tomar sucos de frutas com vegetais e usar uma fruta por vez.

5.    Mito número 5: diabéticos podem usar adoçantes a vontade. Não. Adoçantes artificiais como ciclamato, sacarina, sucralose, aspartame estão relacionados ao aumento de pressão arterial, alterações na função da tireoide, sobrecarga hepática, alteração da microbiota intestinal (reduzindo população de boas bactérias intestinais), acúmulo no organismo ao longo dos anos podendo levar a doenças neurológicas e câncer. Alguns adoçantes de fonte natural são mais indicados como stevia pura ou xilitol ou eritritol, porém, mesmo sendo extraídos de fonte natural a recomendação é sempre usar com cautela.

7.    E finalmente uma orientação que não é um mito, mas uma informação importante que a grande maioria dos diabéticos não sabe. Nunca comer frutas puras. Por exemplo, comer banana, mamão, melancia, dentre outras frutas puras. Algumas frutas apresentam elevado índice glicêmico, ou seja, tem a capacidade de elevar a glicose mais rapidamente. O ideal é sempre associar fontes de fibras ou boas gorduras à frutas, como: abacate, coco, castanhas, amendoim, farinha de linhaça, sementes de girassol, abóbora, linhaça, chia, gergelim. Dessa forma o índice glicêmico se torna mais baixo e a glicose não se eleva rapidamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário