segunda-feira, 30 de novembro de 2020

CACAU



Em sua composição o cacau apresenta minerais como potássio, fósforo, ferro, zinco e magnésio. Rico em gorduras e antioxidantes, desses antioxidantes principalmente os flavonoides que exercem inúmeras funções no organismo.

Os benefícios do cacau incluem: redução do risco cardiovascular, redução da pressão sanguínea, melhora da resistência à insulina (essencial para diabéticos ou pré diabéticos), aumento do HDL colesterol (bom colesterol).

Os flavonoides do cacau irão beneficiar a microbiota intestinal, aumentando a população de boas bactérias intestinais.

O cacau em pó puro ou nibs de cacau (100% cacau) podem ser usados em bolos, cookies, brownie, no iogurte, frutas, vitaminas.

Para quem não consegue ingerir o cacau puro, devido seu sabor mais amargo, uma opção é ingerir o chocolate com maior teor de cacau, quanto maior o % de cacau maior os benefícios.

Mas consumir o chocolate ao leite, além de nao possuir quase nada de cacau ainda apresenta uma composição que piora a saúde e qualidade de vida. Compare a lista de ingredientes de um chocolate ao leite e de um 70% de cacau, lembrando que o primeiro ingrediente da lista é aquele que possui maior quantidade no alimento e assim sucessivamente os demais ingredientes. 

Chocolate ao leite: açúcar, massa de cacau, manteiga de cacau, leite em pó integral, soro de leite em pó, gordura vegetal, leite em pó desnatado, emulsificantes: lecitina de soja, poliglicerol, polirricinoleato e aromatizantes.

Chocolate 70% de cacau: massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e aromatizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário