terça-feira, 24 de maio de 2016

SUPLEMENTAÇÃO COM BCAA NO EXERCÍCIO FÍSICO



Os BCAAs são aminoácidos de cadeira ramificada (valina, leucina e isoleucina). Uma das principais funções dos BCAAs é melhorar o desempenho no exercício físico. Outras funções incluem aumento de força e recuperação de lesões em atletas e esportistas; diminuição da dor relacionada ao exercício físico; e melhora dos níveis de glutamina após o exercício físico. Manter os níveis de glutamina adequados após a prática de exercícios físicos é fundamental para prevenir danos principalmente relacionados ao sistema imunológico e defesa, inibindo, portanto a imunossupressão após exercício.
É importante que a ingestão dos três aminoácidos seja realizada sempre junta, a suplementação de um dos três isoladamente não apresenta resultados eficazes.
Os BCAAs são metabolizados pelos músculos e os benefícios de sua utilização podem ser obervados tanto antes, durante ou após o treinamento físico. As quantidades são individuais de acordo com o nível de atividade física e dieta. Estudos sugerem utilização de 2 a 4 gramas ao dia.
O exercício físico estimula a quebra muscular e inibe a sua síntese, dessa forma, o uso de BCAA juntamente com uma alimentação adequada pode ser benéfica para reverter a quebra e estimular a síntese proteica.
Lembrando que, qualquer suplementação feita de forma isolada não trará benefícios. Uma boa oferta de carboidratos deve ser feita para evitar o catabolismo proteico; a ingestão de proteínas de boa qualidade para síntese muscular; vitaminas e minerais que são co-fatores fundamentais no processo de construção muscular.
Outras orientações são fundamentais para o desempenho físico e melhora na composição corporal, como dormir bem, ingerir bastante água, não ingerir bebidas alcoólicas e realizar corretamente os exercícios físicos.
Caso queira utilizar algum suplemento procure um nutricionista para te indicar a forma mais correta de utilizá-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário