sexta-feira, 16 de setembro de 2016

SUPLEMENTAÇÃO DE ÔMEGA 3 – PORQUE UTILIZAR

Resultado de imagem para ômega 3


O ômega 3 é considerado um ácido graxo essencial, ou seja, é fundamental para o correto funcionamento do nosso organismo e nós não temos a capacidade de produzi-lo.
Existem 3 formas de ômega 3 que são: ácido alfa linoleico (ALA); ácido eicosapentanoico (EPA) e ácido decosahexaenoico (DHA). O primeiro de origem vegetal (alguns grãos integrais e óleos vegetais) e os dois últimos de origem animal (óleo de peixe e peixes de águas frias e profundas).
O consumo de fontes de ômega 3 trazem os seguintes benefícios: prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares; modulação dos quadros inflamatórios (que são inúmeros); participação na imunomodulação; estímulo à liberação de insulina; participação no crescimento e desenvolvimento fetal e neuronal; estimula a saciedade; prevenção câncer; melhora da força e resistência na atividade física.
O papel anti-inflamatório do ômega 3 está associado a melhora de inúmeras patologias como: na doença inflamatória intestinal; na depressão; no Alzheimer; na artrite; dermatite atópica; asma e alergias; dislipidemias (principalmente reduzindo triglicerídeos); prevenção do Infarto Agudo do Miocárdio;
A falta do ômega 3 acarreta principalmente em problemas neurológicos e visuais, devido às membranas celulares se constituírem deste ácido graxo.
Na gestação é fundamental que a mãe consuma alimentos fonte ou utilize suplementos de ômega 3, porém com maior teor de DHA, que é responsável pela formação cognitiva e desenvolvimento neuronal do bebê.
Infelizmente as fontes de ômega 3 são bem escassas. Os peixes que consumimos atualmente são criados em cativeiro e não se alimentam de fontes de ômega 3. O ácido alfa linoleico (ALA), encontramos principalmente na semente de linhaça e no seu óleo, porém não são todos os indivíduos que têm indicação clínica para consumi-la. Portanto, a suplementação se faz necessária em alguns casos.
A suplementação com um ômega 3 de boa qualidade deve ter as seguintes características: ser vendido em embalagem escura que não deixe passar luz para dentro da embalagem; ser livre de contaminação por metais pesados e ser enriquecido com vitamina E.

Procure sempre seu nutricionista e saiba se você deve fazer uso desse suplemento e qual a dose a ser utilizada!


Por favor, se você gostou deste texto deixe seu comentário, dúvidas ou sugestões de temas no campo abaixo. Obrigada, abraços.




Nenhum comentário:

Postar um comentário