segunda-feira, 23 de março de 2020

REFORÇAR A IMUNIDADE

Resultado de imagem para imunidade

Antes de pensar na alimentação ou em suplementos que melhoram nossa imunidade, devemos pensar nos hábitos que prejudicam ela. De nada adianta nos abastecer de alimentos bons se não retirarmos aqueles hábitos que pioram nossa imunidade, ela não ficará fortalecida.

Hábitos que prejudicam a imunidade:

1. Estresse: o número 01 em piora do sistema imunológico. Procure atividades de relaxamento. Leia livros, faça exercícios de relaxamento como ioga ou meditação. Agora mais que nunca precisamos disso. O estresse eleva o hormônio cortisol de forma constante e esse hormônio piora nossa imunidade. Leve isso para sua vida, principalmente após passar esse período turbulento que estamos vivendo.
2. Dormir mal seja em quantidade ou qualidade. A falta de sono ou um sono ruim, aquele onde se acorda várias vezes a noite, gera ainda mais estresse metabólico e é justamente esse estresse que precisamos controlar para garantir uma imunidade boa.
3. Ingerir álcool: em tempos difíceis ingerir mais álcool não vai resolver seus problemas,  pelo contrário vai ainda piorar. Reduza ou elimine caso queira fortalecer seu sistema imune. Isso vale para agora e para o futuro. Construímos nossa imunidade ao longo do tempo,  por isso é importante que esses hábitos sejam eliminados.
4. Fazer dietas muito restritivas nesse momento: se você não estava cuidando da alimentação antes do corona virus agora não é momento de dietas radicais e sem acompanhamento. Procure um profissional de nutrição para te auxiliar. A reeducação alimentar pode e deve ser feita, mas radicalismo agora não. Não elimine qualquer alimento sem uma orientação profissional.
5. Fazer exercícios intensos: a internet está ajudando a mantermos ativos em tempos de isolamento. Mas muito cuidado,  vá devagar e faça exercícios leves caso não tinha o hábito de se exercitar antes. Exercitar com alta intensidade agora pode piorar seu sistema imunológico. 

Após cuidar dos itens acima é hora de se alimentar bem:
A alimentação é fundamental para reforçar o sistema imunológico, e para isso ela deve rica em nutrientes imunomoduladores e antiinflamatórios o ano todo.
Uma alimentação colorida e variada é capaz de deixar o sistema imunológico bastante eficiente.
Diariamente devem ser incluídos em nosso cardápio alimentos coloridos naturalmente. Eles apresentam em sua composição nutrientes e pigmentos essenciais ao reforço do organismo.
Milhares de compostos são fundamentais, aqui serão citados apenas alguns deles, portanto, uma alimentação bastante variada é o ideal.
As antocianinas são compostos importantíssimos com função antiinflamatória, elas estão presentes nos alimentos vermelhos e roxos como açaí, acerola, morango, goiaba, berinjela, beterraba, uvas, cebola roxa dentre outros.
O ômega 3 tem papel fundamental na preservação da membrana das células e antiinflamatório natural, ele está presente nos peixes, chia, linhaça e na forma de suplementação.
A vitamina D é uma vitamina que não pode faltar em qualquer indivíduo! Suas funções são inúmeras e reforçar o sistema imunológico é uma delas. Mas infelizmente suas fontes alimentares são pouquíssimas e a melhor forma de aumentar seus níveis é tomando sol! Aumentar nossa exposição solar é fundamental para ativar a vitamina D em nosso corpo. Avaliar esta vitamina no sangue é de extrema importância, pois, caso seus níveis estejam muito abaixo do recomendado uma suplementação se faz necessária! Por isso solicite ao seu médico ou nutricionista o exame de vitamina D e se será necessária uma suplementação será orientada.
O extrato de própolis também é um excelente imunomodulador, detoxificante, antiinflamatório e antioxidante, sendo um suplemento fundamental para o reforço imunológico.
Cuidar do intestino é fator primordial para o reforço da imunidade. Não basta ir ao banheiro todo dia, mas sim, garantir uma boa digestão e absorção de nutrientes e que eles efetivamente sejam absorvidos e cheguem até o orgão alvo, nesse caso na medula óssea que é a responsável pela produção de células de proteção imunológica.
Para saúde intestinal invista em fibras como cereais integrais, aveia, sementes como linhaça, chia, gergelim, abóbora e girassol, frutas, verduras e legumes.
Os suplementos de probióticos estão sendo bastante estudados em relação à sua importância no reforço do sistema imunológico. Eles são bactérias boas que podem ser utilizados diariamente (consulte seu médico ou nutricionista para saber como).
Outros nutrientes como zinco (oleaginosas, carnes, sementes), selênio (sementes, oleaginosas, grãos), vitamina A (cenoura, manga, mamão, gema de ovo, etc), vitamina C (laranja, kiwi, morango, acerola, etc.) são importantes também para reforçar o sistema imunológico. Por isso novamente vale reforçar que uma alimentação variada é fundamental!!!
O carboidrato é um nutriente essencial ao reforço do sistema imunológico. Pensando em atletas e praticantes de atividades físicas intensas, esse é um elemento que nunca deve faltar numa dieta. Por isso, dietas restritas em carboidratos por longos períodos são prejudiciais ao nosso sistema de defesa, fique atento caso você esteja doente com muita frequência e está em dietas com restrição de carboidratos. Procure seu nutricionista e saiba como incluir este macronutriente de maneira correta na sua alimentação. Fontes de carboidratos são inúmeras: pão, arroz, batatas, macarrão, mandioca, frutas, aveia, verduras.

Seguindo essas orientações seu sistema imunológico ficará reforçado e protegido para caso você tenha contato com algum vírus ou contaminante seu organismo possa estar mais preparado para auxiliar na eliminação deles. Mas lembre-se, nenhum alimento ou suplemento será capaz de prevenir o contato com vírus e bactérias, isso se dá através de uma boa prática de higienização, como lavagem das mãos, ambientes e superfícies. Lave sempre as mãos após tossir ou espirrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário