domingo, 29 de março de 2020

O que você precisa saber para reduzir vontade de comer doces


O consumo de doces pode influenciar muito no processo de emagrecimento, principalmente se esse consumo for rotineiro e em grandes quantidades.
Além disso, esse consumo pode influenciar na alteração de exames laboratoriais como glicose, triglicérides e colesterol e ainda influenciar negativamente na qualidade de vida, o açúcar vicia e promove queda de energia.
É preciso diferenciar vontade de comer doces e a compulsão por doces.
Vontade, é aquela que você vê um doce, passa na frente de uma doceria, alguém da sua casa te oferece e bate aquela vontade. Você pode optar por comer ou não!
Já a compulsão é aquela que você sente uma vontade extrema de consumir algum doce após almoço ou ao final da tarde, e isso se repete diariamente.
Essa vontade extrema e constante é que precisamos nos preocupar.
E para isso é preciso entender todo o processo para reduzir essa compulsão por doces.
Essa compulsão sinaliza que o corpo está em desequilíbrio, que algo está errado.
E o primeiro ponto é cuidar da saúde intestinal. No intestino existem bactérias que chamamos microbiota. Essa microbiota é composta de bifidobactérias (bactérias boas) e patogênicas (ruins) e que, quando temos um desequilíbrio dessa microbiota chamamos de disbiose. Bactérias patogênicas  utilizam o açúcar para crescerem e se multiplicarem. E o crescimento dessas bactérias irá reduzir o número das bifidobactérias, essas que auxiliam na produção de vitaminas e melhoram a saúde intestinal.
Os doces e alimentos com baixa qualidade nutricional irão influenciar negativamente na microbiota intestinal, por isso é importante excluir itens como: açúcar refinado, doces, chocolates, farinhas em excesso, massas, frituras, bebidas alcoólicas, alimentos ricos em corantes, conservantes e aditivos químicos, produtos industrializados e processados em geral.
O intestino é um dos grandes responsáveis pela produção de serotonina, hormônio que está intimamente ligado a melhora da sensação de bem estar e prazer. Por isso cuidar da saúde intestinal é fundamental para minimizar a compulsão alimentar principalmente por doces. 
Como complemento do cuidado com a saúde intestinal é necessário o consumo de alimentos que auxiliam na formação de serotonina. São eles:
Aminoácido triptofano - banana, aveia, arroz integral, feijão, gema de ovo, leguminosas, amaranto.
Vitaminas B6, B9 e B12 - castanhas, alho, salsinha, abóbora, agrião, grão de bico, beterraba, brócolis, alface, atum, sardinha, ovos, carnes.
Magnésio - sementes de girassol e abóbora, gergelim, linhaça, vegetais verde escuros.

É importante a mudança desses hábitos diariamente. Ter regularidade, paciência e persistência. Mudar um dia somente não irá minimizar essa compulsão.

Se você implementa essas mudanças em sua rotina, a compulsão por doces irá diminuir e aí você irá apresentar sim vontade de comer doces, mas saberá pontuar em qual situação irá consumir ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário