quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Bebidas alcoolicas - saiba tudo sobre elas e como elas influenciam nos resultados

 



Diariamente recebo perguntas dos meus pacientes sobre o consumo de bebidas alcoólicas, se elas irão atrapalhar os resultados. E a resposta é:

- Sim!!!!!!!!

Seja a busca pelo emagrecimento, ganho de massa muscular, melhoras de parâmetros bioquímicos de exames como colesterol, triglicérides, glicose ou alterações hormonais.

Outra pergunta bastante frequente: qual a bebida menos calórica - e adivinhem só é a CERVEJA! Sim, ela mesma. Mas não se engane achando que pode beber várias, srsr pois o volume ingerido faz diferença, é raro encontrar alguma pessoa que bebe uma latinha e fica satisfeita ne?

Falando em valor calórico, as bebidas com maior teor alcoólico são as mais calóricas, isso porque cada grama de álcool contém 07 kcal, passando do carboidrato que a cada grama apresenta 04 Kcal e ficando atrás das gorduras que contém 09 Kcal por grama.

Então, fica assim:

Bebidas destiladas como aguardente, uísque, vodka, gin, rum, conhaque: são as bebidas com maiores teores alcoólicos e portanto as mais calóricas. Vinhos e espumantes: tem valor calórico intermediário; e cervejas ou cervejas sem álcool são as bebidas menos calóricas.

O que vale pesar na balança são as quantidades ingeridas, se você é do tipo que fica somente numa latinha de cerveja ou long neck vale a pena optar por ela; mas se você bebe caixas e mais caixas de cerveja e consegue segurar a onda na bebida destilada ou nos vinhos, vale a pena escolher um bom acompanhamento para os destilados e beber com moderação.

Uma opção é adicionar sucos naturais ou água de coco ou frutas às bebidas destiladas, bastante gelo e apreciar a bebida.

Vale ressaltar que a água deve ser sempre ingerida em conjunto com as bebidas alcoólicas.

Sobre as cervejas puro malte que estão em alta, no geral não apresentam grandes vantagens. Elas apresentam um teor de carboidratos um pouco menor (bem pouco) em relação às cervejas tradicionais. Em 200mL de uma cerveja puro malte contém 6,4g de carboidratos (cerveja Heineken) e enquanto em 200mL de cerveja Pilsen apresenta 7,8g de carboidratos (Kaiser).

Os principais problemas associados ao consumo elevado de álcool são sobrecarga hepática, aumento de pressão arterial, aumento de peso, aumento de níveis de triglicérides e colesterol, redução de vitamina B1 essencial para energia, memória, insônia, fraqueza, irritabilidade; atrapalha recuperação muscular e consequentemente perda de força e massa muscular.

Por isso, tenha cautela ao consumir bebidas alcoólicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário