segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Estresse e ansiedade: aumentam peso, promovem cansaço, fraqueza e insônia!


Diariamente recebo no consultório relato de pessoas que estão muito estressadas, ansiosas, cansadas e nunca conseguem atingir seu objetivo, e porque isso acontece?

O estresse e a ansiedade estão relacionados ao hormônio cortisol, esse hormônio é essencial para nossa vida, o problema é quando há um desequilíbrio em sua produção e liberação em horários que não deveria estar alto.

O cortisol deve estar aumentado ao acordarmos e sofrer quedas ao longo do dia e da noite. Pessoas com cortisol sempre elevado são mais estressadas e agitadas. Pessoas com níveis baixos de cortisol apresentam estresse e cansaço contínuo. Pessoas com cortisol elevado a noite e baixo pela manhã apresentam-se cansadas e agitadas.

Alguns hábitos como dietas com baixíssimas calorias e ficar muito tempo sem comer aumentam o cortisol. Alto consumo de café e bebidas alcoólicas aumentam cortisol e alterações intestinais interferem na sua produção.

Uma das principais causas de alteração no cortisol é o sono inadequado. Não dormir bem é um agente estressor que aumenta cortisol.

O aumento do cortisol provocado pelo estresse crônico, promove aumento da obesidade e acúmulo de gordura visceral e aumenta a inflamação. Tudo isso pode levar a manifestações da Síndrome Metabólica: resistência à insulina (má utilização da glicose), aumento de colesterol e triglicérides, aterosclerose, hipertensão arterial.

Alguns nutrientes encontrados em alimentos ou na forma de suplementação são fundamentais para melhora do estresse, veja alguns deles:

Magnésio, vitaminas do complexo B, taurina, Vitamina E, teanina e diversos fitoterápicos. Chás como melissa, passiflora, mulungu também são coadjuvantes no tratamento.

Além disso, o cuidado para minimizar o estresse com técnicas de relaxamento como ioga, meditação são muito bem vindos.

Uma alimentação equilibrada e saudável é capaz de fornecer bons nutrientes para minimizar o estresse. Procure ajuda caso você esteja estressado e não está conseguindo alcançar seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário